Sobre o Projeto
Descrição
O projeto POBREZA INFANTIL - CONHECER PARA INTERVIR surge da necessidade de se conhecerem, de modo aprofundado, características do fenómeno da pobreza infantil, assumindo-a como processo multidimensional e complexo, em particular quando a unidade de análise são as crianças. Torna-se necessária a produção de um conhecimento que possa analisar e ouvir as crianças sobre as suas condições de vida e incorporar essa informação na produção de políticas consistentes de combate a este problema social. A pobreza infantil continua a assumir na União Europeia (EU), e em particular em Portugal, uma dimensão e intensidade preocupantes. De acordo com as últimas estatísticas produzidas pelo EUROSTAT, cerca de uma em cada cinco crianças do nosso país encontrava-se em situação de pobreza monetária ou de privação material, valor superior à média comunitária.
O problema da pobreza infantil está longe de ser erradicado nas sociedades modernas e persiste como uma prioridade para ser combatida na União Europeia. Conhecemos nós adequadamente os mecanismos de geração e perpetuação da pobreza? Sabemos nós quem são as nossas crianças pobres e como vivem? Percebemos nós quais as consequências da vivência em situação de pobreza? Conseguimos nós perceber o que significa ser uma criança pobre? Estas são algumas das questões que nos propomos refletir no âmbito deste projeto.
Objetivos
OG
- Conhecer
a pobreza infantil a partir de informação atualizada e sistematizada sobre as
condições de vida das crianças em Portugal, de forma a garantir intervenções
adequadas às dinâmicas e problemáticas detetadas
OE
- Aferir os
contextos socioeconómicos das crianças em Portugal;
- Identificar as condições de vida das crianças em situação de pobreza;
- Difundir informação relevante
sobre pobreza infantil, através de instrumentos informáticos de disseminação
de resultados em acesso aberto;
- Promover a qualificação de
interventores com crianças, através de ações de formação, colóquios e
workshops dirigidos a técnicos, dirigentes e políticos, com responsabilidades
na área;
- Apoiar a
elaboração de programas de ação centrados nos problemas e necessidades das
crianças, nos âmbitos nacional, regional e local.